.
.
Durante a pandemia do novo coronavírus a recomendação é a mesma para todos: fique em casa. Mas essa realidade se faz diferente para as mais de 7 mil pessoas que vivem nas ruas de Ribeirão Preto, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Para ajudar a reduzir a contaminação entre os desabrigados o coletivo Acalma Redução de Danos, formado por alunos da USP e de outras faculdades da cidade, realiza campanha para arrecadação e doação de kits de higiene.
O Acalma tem doado mais de 200 kits, por semana, para pessoas em situação de rua e entidades que abrigam essas pessoas, como a Cava do Bosque, o Centro Pop e o Serviço de Acolhimento para Adultos e Família (SAIAF). Os kits são montados com álcool em gel, sabonete líquido, camisinhas e absorventes e, ainda, materiais ilustrativos sobre como se proteger durante a pandemia, segundo Laura Junqueira de Rizzo, aluna do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP que faz parte do coletivo.
.
.
“Resolvemos fazer a campanha quando percebemos que estávamos numa situação de privilégio que nos permitia empreender em uma situação ativa com o lado social do coletivo. Nós tínhamos gente, ideias e principalmente muita vontade de fazer acontecer. Esse tipo de ação se faz importante porque estamos num momento de responsabilização. Não dá mais para esperar um posicionamento dos nossos políticos. Precisamos enxergar e admitir nossa posição e, a partir disso, entender como podemos agir”, afirma Laura.
Todas as informações sobre como colaborar estão na página do coletivo no Facebook.
Mais informações: coletivoacalmard@gmail.com