Curso ensinará programação matemática com linguagem Julia

USP em São Carlos sediará curso nos dias 1º e 2 de fevereiro; inscrições gratuitas até o dia 31 de janeiro

24/01/2017 - Publicado há 7 anos
Curso de Programação Matemática com Julia será realizado nos dias 1º e 2 de fevereiro - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Curso de Programação Matemática com Julia será realizado nos dias 1º e 2 de fevereiro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Apresentar os conceitos básicos de uma recente linguagem de programação. Esse é o objetivo do curso Programação Matemática com Julia, a ser realizado nos dias 1 e 2 de fevereiro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de janeiro.

Embora seja uma linguagem nova, Julia já é utilizada em diversas universidades nas áreas de aprendizado de máquina, computação científica, otimização discreta, processamento de sinais, econometria, entre outros. O curso será ministrado por Pedro Castelucci, ex-aluno do ICMC, sob coordenação de Franklina Toledo, professora do instituto.

Voltado para alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados no tema, serão apresentados aos participantes exemplos de exploração da linguagem. Seus códigos-fonte serão disponibilizados aos alunos para que acompanhem a aula juntamente com o ministrante. Além de aprenderem as técnicas da linguagem, os participantes terão acesso a uma biblioteca de soluções para problemas de otimização.

Para participar, os interessados devem se inscrever no sistema Apolo da USP. As aulas ocorrerão na sala 3-009 do ICMC, localizada no bloco 3, das 10 às 12 horas. O ICMC fica no campus 1 da USP em São Carlos, localizado na Av. Trabalhador São-carlense, 400.

É necessário trazer um notebook. Confira abaixo os tópicos que serão abordados no curso:

• Motivação e casos de uso conhecidos;
  • Noções do interpretador REPL;
  • Conceitos básicos: atribuições, condições, laços e funções;
  • Estruturas de dados: listas, tuplas, conjuntos, strings e dicionários;
  • Noções da biblioteca JuMP.

Mais Informações: (16) 3373-9146, e-mail ccex@icmc.usp.br

Da Assessoria de imprensa do ICMC