Um site que faz o mapeamento e o arquivamento dos principais acontecimentos políticos desde a posse do presidente Jair Bolsonaro a partir de imagens que circulam diariamente no Instagram é o destaque da coluna Ouvir Imagens, da artista e professora Giselle Beiguelman, na Rádio USP (clique no player acima).
“Estou falando aqui do Calendário Dissidente, projeto da designer Didiana Prata, feito no Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e que está em desenvolvimento no Centro de Inteligência Artificial do Inova USP”, explica Beiguelman. “O site captura, indexa e publica diariamente as três imagens mais curtidas cadastradas pelos usuários do Instagram como #designativista, #desenhospelademocracia, #mariellepresente, #coleraalegria.”
Segundo a professora, o Calendário Dissidente oferece ainda uma série de filtros temáticos, como arte, racismo, homofobia, para serem combinados a essas palavras-chave, permitindo compreender como esses acontecimentos foram lidos no calor da hora e ao longo do tempo na Internet. “Dessa forma, o site levanta questões relacionadas ao arquivamento das imagens nas redes sociais, mas também resgata uma outra série de questões e assume que a participação on-line, a nossa participação, é produtora de linguagem visual e que essa linguagem é constitutiva da memória gráfica brasileira contemporânea.”
Todo o processo do Calendário Dissidente é inteiramente automatizado e envolve recursos de inteligência artificial e aprendizagem de máquina no processo de classificação e arquivamento das imagens coletadas. “Dá para passar horas pesquisando nesse site, recordando e construindo novas memórias deste nosso presente em convulsão”, destaca a colunista.
O site Calendário Dissidente pode ser acessado no link:
https://calendariodissidente.fau.usp.br/
Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.