Semana de Arte Moderna com toda a pompa de seus cem anos  

O debate sobre o Modernismo é assunto da mídia, dos circuitos acadêmicos e espaços expositivos

 28/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 03/03/2022 as 10:39
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“Datas, como dizia o mestre Alfredo Bosi, são pontas de icebergs. Funcionam como um disparador para repensarmos aquilo que não é revelado pelas evidências”, comenta a professora e artista Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens na Rádio USP (clique e ouça o player acima). “O debate sobre a Semana de 22 tomou a mídia, os circuitos acadêmicos e os espaços expositivos com toda pompa que só um centenário é capaz de conferir a uma data.”

Nessa perspectiva, Giselle, o artista Bruno Moreschi e o programador Bernardo Fontes desenvolveram o projeto Coleções (De)Compostas [(De)Composite Collections], realizado no contexto da residência intelligent.museum, promovida pelo Deutsche Museum e pelo museu ZKM (Center for Art and Media, Karlsruhe). E o mais importante: este trabalho internacional tem como ponto de partida as coleções de dois importantes museus brasileiros da Universidade de São Paulo: o Museu Paulista (MP-USP) e o Museu de Arte Contemporânea, (MAC-USP).

“Seguimos a linha dos estudos pós-coloniais, recortando as duas coleções de acordo com alguns temas recorrentes na pintura histórica e no Modernismo brasileiro: indígenas, pessoas brancas, em geral, celebridades da época e a natureza tropical”, explica Giselle. “Por meio de técnicas de aprendizado de máquina, pudemos constatar continuidades que vão desde o corpo masculino negro seminu, associado sempre ao trabalho braçal, até os povos indígenas retratados como entidades genéricas, sem características particulares. As mudanças mais evidentes se davam na figuração das mulheres brancas. Enquanto a pintura histórica se concentra exclusivamente em seus rostos, a pintura moderna enfatiza o corpo da mulher.  No entanto, esse corpo feminino é sempre entendido do ponto de vista misógino, enfatizando os seios e o ventre, signos diretamente relacionados à maternidade e a uma abordagem tradicional do papel social da mulher.  No que diz respeito às mulheres negras, o estereótipo da escrava sensual é dominante.”

O projeto (De)Composite Collections está em exposição no ZKM na mostra BioMedien: The Age of Media with Life-like Behavior até 28 de agosto.

Pode ser visto no link:

https//zkm.de/en/exhibition/2021/12/biomedien


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

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