Canções simples com qualidade marcam obra de Guilherme Arantes

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, dá início a série sobre o cantor e compositor paulista

08/09/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 6 de setembro de 2020, o primeiro da série com quatro episódios sobre o cantor e compositor paulista Guilherme Arantes.

Logo da Rádio USP
Guilherme Arantes: ex-aluno da Faculdade de Arquitetura (FAU) da USP, compositor abandonou o curso para se dedicar à música – Foto: Dan Burga – CC BY-SA 2.0 – Wikipedia

O cantor, compositor e arranjador paulista Guilherme Arantes é o destaque deste mês do programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), que deu início, no dia 6 passado, a uma série com quatro episódios sobre o artista.

Nascido na cidade de São Paulo em 1953, Guilherme Arantes começou a tocar piano aos 8 anos de idade e, na adolescência, integrou o grupo musical Os Polissonantes. Sua carreira musical profissional começou em 1969, quando fez parte do conjunto de rock progressivo Moto Perpétuo, que chegou a gravar um LP cinco anos depois. Em 1976, Arantes deixou o Moto Perpétuo e deu início a uma bem-sucedida carreira solo. Naquele mesmo ano, gravou seu primeiro disco, com dez composições próprias. Aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, ele abandonou o curso para se dedicar exclusivamente à música.

“Entre as inúmeras características que marcaram a jornada musical de Guilherme Arantes, destaca-se sua capacidade de compor canções simples, de grande aceitação popular, sem no entanto perder a qualidade”, disse no programa o pesquisador Omar Jubran, produtor e apresentador de Olhar Brasileiro. Segundo Jubran, Guilherme Arantes não sonhava em ser cantor. Seu desejo era criar canções para outros cantarem. “As necessidades de impulsionar a carreira e as regras do mercado o empurraram para o caminho de emprestar sua própria voz para traduzir suas criações.”

No primeiro episódio da série sobre Guilherme Arantes, Olhar Brasileiro exibiu 14 músicas de sua autoria, todas interpretadas pelo artista, entre elas Conto Contigo, Sobe – ambas ainda da fase do grupo Moto Perpétuo -, A Cara e a Coragem, Meu Mundo e Nada Mais, Nave Errante, Cuide-se Bem, Amanhã, Loucas Horas e Um Dia, Um Adeus.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.