Programa Astrominas reforça que as ciências exatas também são para mulheres

Elysandra Cypriano fala sobre a quinta edição do programa, criado a partir das demandas das alunas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

21/05/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 23/05/2024 as 9:11
A ideia foi abraçada de uma forma inesperada, alcançando muitas meninas ao redor do Brasil – Foto: sites.usp/astrominas
Logo da Rádio USP

O evento Astrominas 2024 é um programa interdisciplinar e gratuito que tem o objetivo de desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para meninas. O projeto foi idealizado por mulheres cientistas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e as inscrições para participar do evento vão até o dia 16 de junho. A professora Elysandra Cypriano, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e Isabelle Gios Martimiano, aluna que participa do projeto como organizadora, apresentam a iniciativa.

A professora conta que a iniciativa foi uma demanda vinda das alunas. “Sempre participamos do mergulho na ciência, que é um evento do Instituto Oceanográfico. Então as meninas que me acompanhavam no projeto sentiram a necessidade de criar um programa que fosse da astronomia, as próprias alunas tiveram esse interesse. Então a gente resolveu criar algo complementar ao que o IO faz.”

Ela conta que a ideia foi abraçada de uma forma inesperada, alcançando muitas meninas ao redor do Brasil. “Nós temos como objetivo atender meninas mais velhas. O IO fica com a faixa etária do ensino fundamental 2 e nós ficamos com o 9º ano e o ensino médio. A ideia era que fosse presencial, mas tivemos que fazer a primeira edição on-line por conta da pandemia. Nessa primeira edição, tivemos 15 mil inscritas de várias regiões do Brasil e vimos a necessidade de continuar on-line”, explica.

O impacto nas alunas

Isabelle Gios Martimiano – Foto: Site/Astrominas-USP

Isabelle, aluna do curso de graduação de Astronomia, está à frente da organização do evento. Ela conta como se encontrou na área da pesquisa científica em estudos astronômicos. “Eu sempre fui uma criança muito curiosa e com o senso crítico muito aguçado. Então eu sempre quis entender o porquê das coisas. Quando eu tinha por volta dos meus 10 anos, eu tive uma matéria de ciências que falava um pouquinho sobre astronomia, e atualmente eu estou no terceiro ano da Faculdade de Bacharelado em Astronomia. Aí eu me interessei por isso e decidi que era aquilo que eu queria seguir. E desde então não mudei minha opinião. Chegou no terceiro ano e eu prestei vestibular para astronomia. E aqui estou eu na graduação, com interesse em seguir a carreira científica, porque entendo que é muito importante a gente compartilhar o nosso conhecimento”, conta a aluna.

Elysandra Cypriano – Foto: Arquivo Pessoal

A professora Elysandra afirma que o projeto não é apenas para meninas que querem ser cientistas, mas para todas as que quiserem participar e entender mais sobre o assunto. “Saber ciência vai além de querer atrair novos cientistas; despertar as meninas para a carreira científica é importante, mas é um efeito secundário. Estamos mostrando uma possibilidade das várias áreas do conhecimento na área científica. As meninas vão conhecer o que é geofísica e meteorologia, o que é oceanografia, e vão poder escolher de forma mais clara o que desejam. O Astrominas é para todas as meninas, porque saber ciência e compreender o processo científico é importante para o exercício da cidadania, mesmo que a menina não se torne cientista. Acolhemos não só as meninas que gostam de exatas, mas as meninas também que precisam simplesmente saber um pouco mais sobre a ciência”, afirma a professora.

Isabelle fala sobre as inscrições do projeto: “Quem pode participar desse projeto? São pessoas que se identificam com o gênero feminino, cis ou trans, de 14 a 17 anos, que precisam ter a idade completa até 10/7/2024 para fazer a inscrição. Os inscritos têm que estar matriculados regularmente em escolas de educação básica. Para as estudantes de graduação em áreas de ciências exatas que queiram nos ajudar e acolher as meninas, estamos aceitando inscrições para voluntárias, as chamadas fadas-madrinhas”, esclarece a organizadora do evento. Mais informações sobre as inscrições no Instagram @astrominas.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.