Pesquisa da Fundação Seade aponta crescimento e concentração populacional no Estado de SP

Segundo a pesquisa, apenas 2,3% do total de municípios paulistas concentram quase metade da população

 Publicado: 25/09/2024 às 11:16
Por

Curso oferece conteúdo para entender desafios de grandes cidades, como São PauloFoto: Joel Santana – Pixabay –
Logo da Rádio USP


Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Seade, apenas 15 municípios do total de 645 municípios paulistas concentram quase metade da população de todo o Estado. A título de ilustração, a capital paulista, maior dos municípios do Estado, conta com 11 milhões de habitantes, enquanto Borá, a menor das cidades registradas, não chega a mil residentes, contando com 902 cidadãos.
Os dados também mostram um crescimento populacional em curso no Estado de São Paulo.

Em comparação aos anos 2000, o número de municípios com mais de 400 mil habitantes passou de dez para 15, sete deles estão localizados na Região Metropolitana de São Paulo. Cidades com menos de 10 mil habitantes diminuíram, sendo 295 delas em 2000 e 273 em 2023, demonstrando o crescimento demográfico dessas cidades. Os municípios menores representam 42,3% do total de cidades, com uma população representando 3% do Estado. A maior parte dessas localidades está concentrada na região Noroeste do território paulista.

*Sob supervisão de Cinderela Caldeira e Paulo Capuzzo


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.