Número de obesos não para de crescer no Brasil

A obesidade chega a 53,9% da população brasileira, porcentual que inclui crianças e adultos

Por - Editorias: Atualidades, Rádio USP
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1Print this pageEmail

logo_radiousp790px

A obesidade não para de crescer na população brasileira. Dados inéditos, divulgados pelo Ministério da Saúde, revelam que a obesidade cresce até mesmo entre os que possuem plano de saúde privado.

Uma pesquisa feita pelo Ministério, em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, aponta que o número de pessoas acima do peso ideal entre os usuários de plano de saúde cresceu 36% nos últimos sete anos. Hoje, atinge 17% desses usuários.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Por outro lado, as cirurgias para emagrecer também crescem. Este ano, mais de 100 mil pessoas devem passar pelo procedimento, contra 94 mil no ano passado.

Entre a população em geral, considerando crianças e adultos, a obesidade chega a incríveis 53,9% da população brasileira. Entre a população adulta, pouco mais de 50% são obesos.

Para o nutrólogo e professor José Ernesto dos Santos, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão, a obesidade é um grave problema de saúde pública. Para ele, está tudo errado, desde a mídia, que incentiva o consumo que leva à obesidade, até o Estado, que falha em prevenir a população.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1Print this pageEmail

Textos relacionados