Em sua participação na live Desafios, mediada pelo jornalista Luiz Roberto Serrano, que é superintendente de Comunicação Social da USP, o professor José Eli da Veiga teve a companhia do professor Glauco Arbix, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Entre análises de questões como a bioeconomia na Amazônia, ambos tentaram visualizar como será a recuperação econômica do Brasil após a pandemia. Os dois concordam que qualquer possibilidade de desenvolvimento deve passar pela ciência e tecnologia.
Eli da Veiga destaca um momento da discussão em que houve a comparação entre o que está ocorrendo nos dias de hoje e o que aconteceu na última grande crise, em 2008. “Ficou ressaltado que há elementos e comportamentos novos na sociedade que poderão possibilitar uma recuperação econômica mais razoável do que em 2008”, observa.
Houve também, segundo o colunista, uma análise de que essa recuperação deveria ser “verde e descarbonizadora. O problema é que numa recuperação, seja como a de 2008 ou a atual, se alguém disser que a melhor maneira de criar empregos é continuar na ‘economia cinza’ e não nessa economia ‘verde’ que propomos, seremos derrotados”, avalia o colunista.
Ouça no player acima a íntegra da coluna Sustentáculos.
Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.