O futuro e a recuperação econômica no período pós-pandemia

José Eli da Veiga comenta a live “Desafios”, que participou com Glauco Arbix para analisar e visualizar como será a recuperação da economia brasileira

 23/07/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Em sua participação na live Desafios, mediada pelo jornalista Luiz Roberto Serrano, que é superintendente de Comunicação Social da USP, o professor José Eli da Veiga teve a companhia do professor Glauco Arbix, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Entre análises de questões como a bioeconomia na Amazônia, ambos tentaram visualizar como será a recuperação econômica do Brasil após a pandemia. Os dois concordam que qualquer possibilidade de desenvolvimento deve passar pela ciência e tecnologia.

Eli da Veiga destaca um momento da discussão em que houve a comparação entre o que está ocorrendo nos dias de hoje e o que aconteceu na última grande crise, em 2008. “Ficou ressaltado que há elementos e comportamentos novos na sociedade que poderão possibilitar uma recuperação econômica mais razoável do que em 2008”, observa.

Houve também, segundo o colunista, uma análise de que essa recuperação deveria ser “verde e descarbonizadora. O problema é que numa recuperação, seja como a de 2008 ou a atual, se alguém disser que a melhor maneira de criar empregos é continuar na ‘economia cinza’ e não nessa economia ‘verde’ que propomos, seremos derrotados”, avalia o colunista.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.