A partir do momento em que se fala em carros autodirigíveis, navios inteligentes deixam de fazer parte de histórias de ficção científica para se tornarem parte integrante da realidade que nos cerca. O fato é que os navios de hoje se beneficiam de uma tecnologia cada vez mais sofisticada, e é esse o tema da coluna desta semana do professor Luli Radfahrer. Ele fala sobre navios que já dispõem de sonar para impedir colisões com icebergs ou de meios que propiciam melhor utilização de energia. Um navio desses usa melhor as correntes marítimas e pode mesmo evitar maiores danos para o ecossistema.
A tecnologia sempre pode melhorar o desempenho dessas embarcações, minimizando suas deficiências. Não será surpresa, portanto, se, no futuro, ajudem a preservar a vida marinha e até mesmo coletem o lixo dos oceanos. Já se fala até em navios que poderão fertilizar parte do oceano, principalmente quando se especula sobre fazendas submarinas.
“Eu acredito que o navio, nos próximos anos, vai sofrer uma enorme mudança, e vai ser uma mudança com enorme impacto para todos nós”, vaticina Radfahrer.
Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.
Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.
.