Na luta contra a pseudomedicina, a ciência é uma grande aliada

No Brasil, ainda há insistência em “curas milagrosas”, defendidas por quem se dedica a promover a pseudomedicina

04/03/2021 - Publicado há 3 anos

A medicina e sua relação com a ciência é o tema da coluna do físico Paulo Nussenzveig. “Em 23 de fevereiro, oito dos principais jornais do País aceitaram publicar um manifesto publicitário de uma associação chamada Médicos pela Vida, em defesa de um ‘tratamento precoce’ contra a covid-19”, conta. “Agências de checagem desmontaram diversas das afirmações desse manifesto, algumas simplesmente falsas, enquanto outras são enganosas.”

“Na Folha de S. Paulo, uma reportagem foi publicada no dia seguinte, desconstruindo o informe publicitário que o jornal aceitou publicar”, aponta o físico. “Apenas no Brasil, ainda há insistência com essas ‘curas milagrosas’. O professor Leandro Tessler repete o ‘mantra’: médicos não são cientistas. Como percebemos, alguns se dedicam à promoção da pseudomedicina.”

“Qual a diferença entre medicina e curandeirismo, ou pseudomedicina? A primeira é baseada em evidências. Surpreendentemente, existe na literatura a expressão medicina baseada em evidências, algo que, para mim, é uma tautologia”, observa Nussenzveig. “Fiquei ainda mais surpreso ao encontrar debates na literatura médica, com críticas e defesas dessa ‘filosofia’. Segundo apurei, a defesa da medicina baseada em evidências surgiu no século 19, mas experimentou novo impulso em 1992, com a criação e o relatório de um grupo de trabalho da Associação Médica Americana.”

Ciência e Cientistas
A coluna Ciência e Cientistas, com o professor Paulo Nussenzveig, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.