USP e Prefeitura desenvolverão plano de metas para SP até 2040

O trabalho, inspirado em experiências internacionais de cidades como Nova Iorque, Chicago, Paris, Hong Kong e Ontario, prevê a criação de um plano de metas para a cidade até 2040.

21/12/2010 - Publicado há 13 anos
(da esq. p/dir.) O reitor João Grandino Rodas, o prefeito Gilberto Kassab e o vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos, na cerimônia de assinatura do contrato

A USP e a Prefeitura de São Paulo assinaram, no dia 21 de dezembro, o contrato para o desenvolvimento do projeto “SP 2040: Construindo uma visão e um plano de longo prazo para a cidade de São Paulo”. A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura, no centro da cidade.

O trabalho, inspirado em experiências internacionais de cidades como Nova Iorque, Chicago, Paris, Hong Kong e Ontario, prevê a criação de um plano de metas para a cidade até 2040 em cinco grandes áreas: oportunidade de negócios, desenvolvimento econômico sustentável, mobilidade e acessibilidade, equilíbrio social e melhoria ambiental.

À Universidade caberá o apoio à execução dos estudos, com a participação de docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). O projeto, que receberá investimentos da ordem de R$ 2,9 milhões, terá início em janeiro do próximo ano e duração de cerca de um ano. “Este é um projeto da cidade de São Paulo e não apenas de uma gestão”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem.

Para o reitor João Grandino Rodas, a importância do plano e da parceria com a Universidade se expressa pela pluralidade de pensamentos e opiniões dentro da própria Instituição, que resultará no enriquecimento do projeto. O reitor destacou também a importância da discussão dos temas com a sociedade.

A participação da sociedade também foi ressaltada pelo vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos. “O projeto deve ser abraçado por toda a sociedade, que deve estar mobilizada e atenta”, considerou.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que “esse plano é a garantia e a segurança de que, nas próximas décadas, nós tenhamos uma cidade melhor ainda para as próximas gerações”, e acrescentou, em tom de brincadeira, “espero que, em 2040, estejamos todos aqui para ver se o projeto realmente atingiu seus objetivos”.

(Foto: Ernani Coimbra)