“O tema do meio ambiente passou a ser uma discussão global, o mundo mudou nas últimas décadas, a preocupação com o meio ambiente e a mudança de clima passou a ser uma preocupação central, sobretudo dos países desenvolvidos”, afirma o embaixador Rubens Barbosa no início de sua coluna para a Rádio USP. Ele observa que a sanção para o descumprimento das regras passou a ser econômica/comercial e explica a razão disso, além de especular que o mundo pós-pandemia de coronavírus deve fazer o tema do meio ambiente ressurgir com força total, como, de regra, já está se vendo entre os países europeus.
Barbosa diz ainda que a pressão externa sobre o Brasil, em virtude da questão do meio ambiente e, agora, da saúde, está muito intensa, com a Amazônia como foco. O País terá de restabelecer sua credibilidade ou o impacto poderá ser muito grande sobre a agricultura e o setor exportador brasileiro. Já começa a haver ameaça de boicote de produtos do agronegócio brasileiro no exterior. O governo nacional terá de fazer o dever de casa na Amazônia, a fim de evitar o desmatamento e reduzir as queimadas e o garimpo ilegal.
Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.
Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.