União Europeia estuda separar um dos pilares do acordo com Mercosul

Segundo Rubens Barbosa, a UE tem cogitado separar o pilar de comércio, para que a aprovação seja mais rápida, já que não precisa do aval dos 27 países

 29/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional desta semana, o embaixador Rubens Barbosa discute os novos desdobramentos do acordo entre Mercosul e União Europeia. Segundo o colunista, o acordo está em fase final de análise na Europa, mas a política ambiental do Brasil tem causado reações negativas de diversos países. A UE tem estudado a possibilidade de separar o pilar comercial dos outros pilares para facilitar a aprovação.

O embaixador informa que o acordo Mercosul e União Europeia possui três pilares: política e segurança, cooperação econômica e institucional e o acordo de livre comércio, cuja separação dos outros está sendo cogitada. Com a separação, a parte comercial não precisará representar unanimidade no Conselho Europeu, integrado pelos governos, nem a ratificação pelo Parlamento dos 27 países: “[O acordo] poderá avançar sem essa aprovação. Isso já aconteceu em outros casos da União Europeia, como em acordos de negociação com o Vietnã e Cingapura”.

O colunista explica que as partes políticas e de cooperação econômica do acordo precisaram, sim, da ratificação dos 27 países. Apesar de o acordo estar quase finalizado, o ambiente político nacional não é favorável para aprovação. Recentemente, 10 países enviaram um documento para os membros do Mercosul, o que teve uma ampla resposta do Ministério da Agricultura e do Itamaraty. Barbosa acredita que o discurso do presidente Jair Bolsonaro na 75º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas fez fortes referências ao acordo com a União Europeia e foi estratégico para demonstrar o interesse do Brasil em cumprir as exigências voltadas ao meio ambiente.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.