Vida urbana sofrerá impactos pós-pandemia

Com o objetivo de refletir sobre os desafios pós-pandemia, será realizado o evento Webinar Urbansus, que discutirá vários tópicos relacionados à temática

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, no próximo dia 11 (quinta-feira), será realizada a Webinar Urbansus, com objetivo de refletir sobre os desafios da vida pós-pandemia. O Jornal da USP no Ar conversou com o professor Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências (IB) da USP e do Projeto USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA), sobre o evento que pretende explorar proposições para gestores e representantes da sociedade sobre a sustentabilidade urbana.

Quatro grupos foram criados entre os pós-doutorandos participantes do Projeto USP Cidades Globais para analisar temas relacionados ao futuro da sociedade. “Este é um primeiro evento que estamos realizando sobre isso, com a finalidade de discutir essas informações com a sociedade, considerando também que o período de eleições está chegando”, conta Buckeridge.

Além disso, o professor ressalta que, mesmo com as conjecturas para o futuro, a sociedade ainda não desenvolveu mecanismos eficazes para lidar com pandemias. Segundo ele, “nós só conseguimos fortalecer os hospitais, e a única ferramenta que conseguimos tentar colocar em prática foi o isolamento social, que é bem difícil de se aplicar. Temos a questão da testagem, que também não conseguiu ser aplicada suficientemente na maioria dos países”.

O aumento das tensões a respeito da retomada da economia também dividiu a sociedade brasileira, o que tornou ainda mais difícil a implementação de medidas como o isolamento social. O diretor analisa a situação a partir de diferentes tipos de ética: a intrínseca e a instrumental: “Quem sofre uma morte na família, vai ver a situação a partir da ética intrínseca, que consiste em ver o fenômeno – as mortes, por exemplo – individualmente. Quem está fora disso se vale da ética instrumental, analisando os números somente e, assumindo que é uma parcela pequena da população, defende a reabertura da economia e o fim do isolamento social. Foi isso que aconteceu com nosso país, que ficou dividido entre essas opiniões”.

Alguns dos tópicos que serão expostos no evento são: Vida Urbana Pós-Pandemia nos Espaços Públicos e Áreas Verdes no Município de São Paulo, Influências Impactantes Pós-Pandemia sobre o Passivo Socioambiental, Políticas Públicas, Enfrentamento da covid-19 e Invisibilidade Social e Metrópoles Latino-Americanas: Instrumentos Sustentáveis para o Desenvolvimento Territorial Frente a Intempéries. O evento é gratuito e o link será disponibilizado no site do IEA.

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.