Nesta edição o professor Luli Radfahrer fala sobre a análise de comportamento digital, uma forma mais direcionada de marketing. “Na hora em que você tem mais gente consumindo e produzindo mídia social o tempo todo e, ao mesmo tempo, há avanços em tecnologia de big data e de Inteligência Artificial, consegue-se cada vez mais identificar, prever e até determinar certos comportamentos, portanto, direcionar certas mensagens para estimular o sujeito a ter um certo comportamento ou outro”, analisa.
De acordo com o professor a análise de comportamento digital é uma evolução do marketing, pois passamos a ter mensagens mais diretas, direcionadas e apropriadas que facilitam a vida do consumidor, uma vez que só anuncia o que é relevante. No entanto, segundo Radfahrer, do ponto de vista do consumidor esse comportamento da mídia não é bom porque o consumo explora a fragilidade do consumidor. “A única forma de evitar abusos das empresas é com legislação bem-feita, pois ajuda a proteger os mais vulneráveis que podem nem ter consciência de que estão sendo manipulados.”
Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.
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