Mercado pet tem especificidades e precisa de profissionais qualificados

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP abre inscrições para curso de MBA focado em mercado pet totalmente on-line

 25/07/2023 - Publicado há 11 meses
O Brasil está em sexto lugar entre os países com maior faturamento em mercado pet – Foto: Freepik

 

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O chamado mercado pet, responsável por gerenciar e cuidar de vários aspectos da vida dos animais de estimação, está crescendo no Brasil e no mundo. Estima-se que o faturamento desse mercado no Brasil tenha sido de R$ 42 bilhões em 2022, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), colocando o País em sexto lugar entre os países com maior faturamento em mercado pet. 

“Esses animais ganham um status ético, eles não são apenas animais, eles passam a ser membros da família. Então, a sociedade precisa se preparar adequadamente para atender tanto os animais como as pessoas que estão interessadas em criá-los e mantê-los e dar uma condição de vida melhor para esses animais”, diz Augusto Hauber Gameiro, professor do Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Diante da importância e do interesse nesse mercado que são crescentes, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP promove o primeiro curso MBA voltado para o gerenciamento e rentabilidade de serviços do mercado pet. “Esse curso vem fornecer à sociedade essa formação mais na área gerencial, mais na área negocial para os diversos negócios relacionados ao que nós chamamos de mercado pet”, complementa Hauber. 

O que faz parte

Professor Augusto Hauber Gameiro, da FMVZ – Foto: Sites USP

Um dos objetivos do curso é incluir as diversas modalidades existentes nesse mercado. “Quando nós falamos em mercado pet, na verdade é um conjunto de mercados. Nós temos de um lado a indústria de pet food, a indústria de ração, e temos a indústria farmacêutica veterinária, que são indústrias gigantes, são indústrias corporativas e de grande porte. No outro extremo, eu tenho prestadores de serviços de pequenos pet shops, de agropecuárias, de banho e tosa, o serviço dos veterinários em si, até um passeador ou uma passeadora de cães está inclusa nesse mercado”, explica Hauber.

Para atender a essas demandas é necessário que existam profissionais qualificados e com conhecimentos sobre as diversas áreas de mercado pet, de acordo com o professor. “É um conjunto de mercados de produtos e serviços das mais diversas características, dos mais diversos portes e consequentemente das mais diversas complexidades, que exige então uma formação de profissionais bastante qualificados e bastante específica para esse segmento. O nosso curso tem essa preocupação desde o início”, argumenta.

Curso MBA 

A primeira turma do curso MBA em Mercado Pet inicia-se em setembro, de forma on-line e em tempo real. As aulas acontecerão uma vez por semana, com a duração de 5h por aula. As aulas ficarão gravadas e os alunos podem assistir quantas vezes quiserem, mas o professor estará conduzindo a aula em tempo real e interagindo com os alunos. 

“Nós vamos atender pessoas que têm interesse em atuar desde em uma grande empresa de pet food exportadora, até uma pessoa que tem um pequeno pet shop, que tem um hotelzinho de cão, um canil, uma clínica veterinária, um hospital veterinário. Pode ser o próprio veterinário, que é um dos alvos do nosso curso”, diz Hauber. 

Para mais informações sobre o curso MBA, acesse: https://mbauspfmvz.com/cursos/mercado-pet 


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