Imaginário sociotécnico, um conceito inovador

Qualidade de conexão não é o mais importante no mundo digital

 23/09/2024 - Publicado há 2 meses
Por

Logo da Rádio USP

Nossa percepção da evolução tecnológica muda tanto quanto a própria tecnologia. Obra que acaba de ser publicada pela Intercom apresenta o conceito de imaginários sociotécnicos que foi utilizado nos estudos de ciência e tecnologia. Se por um lado as plataformas digitais são um progresso, por outro podem ter uma ação devastadora, tornando as pessoas dependentes e com um péssimo estilo de vida. O professor Gilson Schwartz destaca que “estilos de vida digitais convergem com sedentarismo e a má alimentação, provocando uma queda de qualidade na saúde mental”. 

Link para a obra Imaginário Sociotécnico e Plataformas Digitais (Intercom, 2024)
https://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/02_imaginarios_sociotecnicos_e_plataformas_digitais_03_09.pdf


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.