O calor do verão já está dando as caras na cidade, o que é um convite a sair de casa e praticar esportes. O professor Paulo Saldiva aconselha que se faça isso de manhã, logo nas primeiras horas, evitando atividades entre 10h30 e 16h, “quando, além da partículas poluentes, forma-se um aerossol secundário e também muito ozônio, é como se a cidade ficasse um enorme tubo de ensaio e os compostos emitidos pelos veículos vão sendo aquecidos, reagindo entre si, gerando o que se chama de smog fotoquímico”.
Um bom horário para a prática esportiva nos horários mais tardios é a partir das 19h, mas, se o treino for realizado na academia, o efeito da poluição é menor, da mesma forma se o esporte escolhido for a natação. Também é recomendável manter-se distante das principais avenidas, dando preferência a um terreno mais seguro e longe do maior fluxo de trânsito das grandes vias, “as chaminés modernas”. O mais importante de tudo, porém, é evitar o sedentarismo e movimentar o corpo.
Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.