Evitar o sedentarismo é sempre o mais importante, mesmo no calor do verão

Paulo Saldiva observa alguns cuidados que se deve tomar no momento de praticar esportes nos dias mais quentes, mas lembra que não devemos deixar de movimentar o corpo

 28/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 01/11/2023 as 10:04
Por

Logo da Rádio USP

O calor do verão já está dando as caras na cidade, o que é um convite a sair de casa e praticar esportes. O professor Paulo Saldiva aconselha que se faça isso de manhã, logo nas primeiras horas, evitando atividades entre 10h30 e 16h, “quando, além da partículas poluentes, forma-se um aerossol secundário e também muito ozônio, é como se a cidade ficasse um enorme tubo de ensaio e os compostos emitidos pelos veículos vão sendo aquecidos, reagindo entre si, gerando o que se chama de smog fotoquímico”.

Um bom horário para a prática esportiva nos horários mais tardios é a partir das 19h, mas, se o treino for realizado na academia, o efeito da poluição é menor, da mesma forma se o esporte escolhido for a natação. Também é recomendável manter-se distante das principais avenidas, dando preferência a um terreno mais seguro e longe do maior fluxo de trânsito das grandes vias, “as chaminés modernas”. O mais importante de tudo, porém, é evitar o sedentarismo e movimentar o corpo.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.