Estudo mostra que bebida reduz o córtex cerebral

Como se não bastasse tal estrago, esse órgão vital pode levar até sete meses para se recuperar depois de um pileque

 20/11/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 21/11/2023 às 11:22
Por

Logo da Rádio USP

Um trabalho recente feito na Universidade de Stanford foi publicado em várias revistas médicas e é bastante interessante ver que o pesquisador, através de ressonância magnética, mediu a espessura do córtex cerebral depois de uma bebedeira e viu que esse córtex cerebral, que normalmente tem de dois a quatro milímetros, fica mais fino e demora sete meses, depois de um pileque, para ele voltar ao normal, ou seja, o cérebro, depois de uma bebedeira, demora sete meses para se recuperar.

O estudo foi muito bem-feito no sentido de estudar o córtex cerebral, já que ele é responsável por funções vitais importantes, como informações sensitivas, informações de planejamento, de iniciação de atividades motoras, como, por exemplo, tomadas de decisões, motivação, atenção, aprendizagem e memória, a solução de problemas e a capacidade de abstração. Essa região é muito rica em neurônios e, no momento que se toma um porre, há diminuição dessa espessura do córtex cerebral por até sete meses.

Eu digo sempre o quanto a maconha é lesiva para o cérebro. Uma vez um camarada me perguntou: ‘Doutor, eu estou limpo da maconha há cinco anos, mas quanto tempo sem a droga para minha memória voltar ao normal?’ Infelizmente, eu tive que falar para ele que a  memória não voltaria, porque a lesão da maconha é irreversível.

Agora, se o cérebro demora até sete meses para voltar ao normal depois de uma bebedeira, quem bebe não bebe uma vez a cada sete meses, portanto, a sua lesão cerebral pode ocorrer e você pode ter deficiências relacionadas ao álcool. Ao beber um pouco mais que uma ou duas taças de cerveja, o seu córtex cerebral já diminui de espessura. Lembre-se disso.

Lembre-se também que o exemplo da família é um dos principais fatores para  regular a questão do álcool para os seus filhos. Ou seja, o quanto você serve de bebida alcoólica numa festa de família, quanto você bebe no fim de semana. Pense nisso, porque o seu córtex cerebral pode estar se afilando, pode estar diminuindo de espessura e seguramente você terá alguns problemas.

Pense que o exemplo é o principal fator para educação dos filhos.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.