O ano de 2020 começa com o impacto do coronavírus no mundo globalizado. Apesar de o vírus ter surgido na China, a doença já atinge diversos países, mas isso é uma característica da globalização. No mundo globalizado, o espaço e o tempo passam a ter uma menor importância nas relações sociais e individuais, seja no plano nacional, regional ou mundial. Com isso, se quer dizer que as pessoas hoje circulam cada vez mais, ou por turismo ou por negócios, motivos suficientes para espalhar o vírus pelos cinco continentes.
Um outro ponto igualmente importante em relação à atual propagação do coronavírus tem a ver com o meio ambiente. “Nós vivemos uma época de uma profunda devastação do meio ambiente e de um profundo desrespeito das fronteiras naturais entre o homem e o meio ambiente”, destaca o professor Alberto do Amaral. Esse avanço das fronteiras entre o homem e o meio ambiente, segundo ele, é que propiciou que o contato humano com certos vírus se transmitissem para as pessoas. Há uma relação indissociável entre a destruição do meio ambiente, a superação das fronteiras que sempre existiram entre o homem e o meio ambiente e a capacidade de que certos vírus desconhecidos possam afetar as relações humanas.
“Isso é um grande alerta para a humanidade, para que tome providências urgentes”, conclama o colunista, na opinião de quem é urgente e necessário proteger o meio ambiente para evitar a repetição de episódios como o do coronavírus.
Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Um Olhar sobre o Mundo.
Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.