“Infra Week” pode trazer impactos positivos para a economia brasileira

Rodrigo De Losso comenta que os leilões de privatização de portos, aeroportos e ferrovias têm mostrado ao investidor que o Brasil ainda é uma grande oportunidade

 08/04/2021 - Publicado há 8 meses
O bom funcionamento da infraestrutura de aeroportos, terminais portuários e ferrovias fomenta novos negócios – MichaelGaida via Pixabay/CC0

 

Nesta semana, o governo realiza leilões de privatização de aeroportos, portos, ferrovia. O projeto foi intitulado como Infra Week. O Ministério da Infraestrutura alega que, além da arrecadação de R$ 10 bilhões em investimentos privados, a previsão é gerar mais de 200 mil empregos de forma direta e indireta. Rodrigo De Losso, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, comenta o impacto gerado por essa iniciativa governamental e para a retomada da economia no segundo ano de pandemia. 

Segundo o professor, os efeitos de melhora de serviço não serão tão imediatos e poderão ser vistos no longo prazo. “O fato de você ter investimentos novos oriundos de recursos privados dá um certo alento para a economia, que está precisando de investimentos, e o setor de infraestrutura é a locomotiva para isso”, afirma.

O ponto principal destacado por De Losso é que o bom funcionamento da infraestrutura de aeroportos, terminais portuários e ferrovias fomenta novos negócios. “Apesar de certa insegurança jurídica quanto a questões regulatórias das concessões, o investidor tem mostrado que o Brasil ainda é uma grande oportunidade”, encerra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.