Disfunção sexual pode afetar pacientes que sofreram AVC

Octávio Pontes Neto comenta que o problema, que é frequente, recebe pouca atenção dos médicos

 20/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre a disfunção sexual em pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral, já que até 50% dos indivíduos que sobrevivem ao AVC são afetados pelo problema.

O professor conta que esse é um problema frequente e que, infelizmente, recebe pouca atenção, como mostra o artigo publicado pela revista Stroke, onde são identificados apenas três ensaios clínicos randomizados, avaliando estratégias terapêuticas com 212 pacientes no total. “O uso de inibidores de recaptação da serotonina, como a sertralina, para pacientes com ejaculação precoce e o uso de fisioterapia para fortalecimento da musculatura pélvica” estão entre os tratamentos testados, informa Pontes Neto. 

Segundo o especialista, esses ensaios são de baixa qualidade, além de incluir número pequeno de participantes no estudo. E isso é um impedimento para o avanço de novas descobertas sobre como “manejar a disfunção sexual nos pacientes com AVC”. 

Por isso, diz o professor, é fundamental, da parte médica, investigação adequada desses sintomas. Além disso, o professor destaca a necessidade de maior investimento para que pesquisas científicas possam realizar testes de diferentes estratégias terapêuticas para os pacientes. 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.