O tema de hoje (12) da coluna Sustentáculos é a Cúpula do Futuro, evento promovido pela ONU que vai acontecer nos próximos dias 22 e 23/9, em Nova York, onde estarão reunidos mais de 190 chefes de Estado para discutirem três documentos preparados com antecedência de meses. As atividades não vão se resumir apenas aos dias 22 e 23, uma vez que nos dois dias anteriores também estão programadas atividades, principalmente abertas à participação de organizações da sociedade civil, segundo José Eli da Veiga, que destaca que uma grande novidade é o fato de os documentos em discussão estarem disponíveis “procurando pelo Summit na cúpula”.
“É novidade porque, em princípio, o documento mesmo, que tem esse título, Pacto pelo Futuro, tem umas 30 páginas, é daqueles documentos que são quase impossíveis ler, porque aquela linguagem diplomática é extremamente cuidadosa e torna qualquer tipo de leitura, na verdade, mais uma tortura do que uma leitura. Já está na terceira versão, provavelmente essa terceira versão será a última. É esse documento que vai ser principalmente, provavelmente, adotado nessa cúpula. Mas a importância, a novidade é que, além desse documento, eles propuseram mais dois: um sobre as tecnologias digitais, que eles chamam de compacto, documento compacto, tem umas 14 páginas […] mas, além disso, tem um outro mais curto, deve ter uma meia dúzia de páginas, cujo tema é, para mim, uma coisa mais interessante, que é justamente colocar a questão das futuras gerações. Então é um documento voltado especificamente para esse dilema moral, que deve ser o maior dos dilemas morais do momento. É o que a gente precisa fazer hoje para garantir alguma coisa que seja, pelo menos, o respeito dos direitos humanos das futuras gerações.”
Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.