Uma secretária-geral para a ONU

Pedro Dallari comenta a proposta da ex-ministra argentina Susana Malcorra, que defende a escolha de uma mulher para a Secretaria-Geral da ONU, algo que seria inédito na história dessa entidade

 03/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 04/05/2023 as 13:01

Esteve na USP, no mês de abril, a ex-ministra de Relações Exteriores da Argentina Susana Malcorra, atual titular da Cátedra José Bonifácio. Ela apresentou a proposta de que uma mulher seja escolhida como secretária-geral da Organização das Nações Unidas, proposta que, segundo Pedro Dallari, certamente ganhará destaque no futuro próximo “e é positivo que a Universidade de São Paulo esteja associada a ela”. Isso porque, em 2026, haverá a definição de quem sucederá o atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas, o português António Guterres. A catedrática Susana Malcorra defende que a escolha recaia necessariamente sobre o nome de uma mulher, o que nunca ocorreu na história da ONU.

“É importante acrescentar que, embora não seja uma regra obrigatória, é tradição na ONU que, na escolha do secretário-geral, haja um rodízio entre os continentes, o que significa que a próxima ou o próximo ocupante do cargo deverá ser alguém da América Latina, até mesmo do Brasil. Caberá, assim, à futura e inédita secretária-geral coordenar a ação conjunta dos 193 países congregados na ONU, conduzindo o tratamento de um leque amplo de assuntos, que vão da promoção da segurança internacional à defesa dos direitos humanos. É no interior da ONU, por exemplo, que foram estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a mais relevante plataforma de orientação da governança internacional. Para a catedrática Susana Malcorra, uma secretária-geral mulher e latino-americana propiciará o impacto necessário – tanto do ponto de vista simbólico, como sob uma perspectiva prática – para que essa governança possa ser mais efetiva na adoção de medidas que conciliem o conflagrado mundo contemporâneo e apontem para a superação dos graves problemas políticos, econômicos, ambientais e sociais deste nosso tempo.”

Dallari fala a seguir sobre a discussão dessa proposta no âmbito da USP: “A apresentação e o debate em torno dessa proposta estão se dando na 10ª edição anual do Programa de Apoio à Pesquisa da USP, vinculado à Cátedra José Bonifácio. Atual catedrática, a argentina Susana Malcorra sucede uma lista de notáveis personalidades da vida pública latino-americana […] o tema escolhido por Susana Malcorra para seu período à frente da Cátedra tem o sugestivo título de Oportunidades para uma Nova Governança Global: Considerações desde uma Perspectiva Feminista. Os diversos tópicos tratados por ela, inclusive a proposta concernente à futura secretária-geral da ONU, têm sido objeto de eventos acadêmicos, reunindo alunos, professores e pesquisadores da USP, e foram tratados em conversas com o reitor Carlos Gilberto Carlotti e a vice-reitora Maria Arminda”.

O registro das ideias e das atividades desenvolvidas pela catedrática Susana Malcorra, no mês de abril, foi efetuado em matéria do Jornal da USP, cujo link está disponível aqui: https://jornal.usp.br/institucional/nova-titular-da-catedra-jose-bonifacio-participa-de-visitas-e-atividades-academicas-na-universidade/


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.