Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre novos hábitos que a pandemia trouxe e o impacto da pandemia para os olhos. O especialista ainda lembra que profissionais de saúde correm altos riscos de serem contaminados pelo vírus sars-cov-2, já que têm contato próximo com mucosas e secreções.
Além de afetar aspectos sensoriais, como olfato e paladar, casos graves de covid-19 podem alterar negativamente a sensibilidade dos olhos, em alguns casos mesmo se a fase inflamatória da doença já tiver passado.
Outro fator que pode causar desconforto é o uso concomitante de óculos e máscara, que pode levar ao embaçamento das lentes, o que pode piorar com a respiração acelerada, ambiente frio e quando os óculos permitem a passagem da respiração por trás das lentes. Aplicar esparadrapo na interface entre o nariz e a máscara é um conselho do professor.
Rocha ainda traz o debate sobre o uso da cloroquina, que pode prejudicar a retina e causar distúrbios visuais permanentes, “se usado por longo tempo e em doses significantes”, afirma.
Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.
Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.
.