Passados três meses desde o início da quarentena, o colunista André Singer faz uma análise política da situação. O professor destaca que, desde o início, o presidente Bolsonaro foi contra as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que, “do ponto de vista político, ele utilizou esse posicionamento para criar uma polaridade política em relação a governadores e prefeitos, e também em relação ao Legislativo e ao Judiciário, uma vez que esses Poderes começaram a determinar medidas de autonomia de Estados e municípios para lidar com a pandemia”.
Segundo Singer, Bolsonaro aproveitou a situação de pandemia para tentar diminuir a potência dos outros Poderes da República e aumentar o seu próprio poder. O especialista indica que os episódios da saída do ex-ministro Sérgio Moro e a divulgação do vídeo da reunião ministerial também corroboram com essa hipótese.
Saiba mais ouvindo a coluna Poder e Contrapoder na íntegra.
Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.