Pesquisadores da USP, em colaboração com uma Universidade da Austrália, realizaram um estudo específico sobre os efeitos das emissões derivadas da queima de florestas sobre a saúde da população do entorno. O trabalho detectou efeitos significativos sobre a saúde da população – portanto, ao problema da poluição das cidades, gerada pelas fontes oriundas do meio urbano (veículos, indústrias), soma-se a poluição derivada da queima da biomassa.
Com isso, diz Paulo Saldiva, perde-se dinheiro e saúde, o que fortalece o argumento segundo o qual, além de destruir ecossistemas, a própria saúde humana também está sendo afetada por aquelas emissões. Não se pode prescindir, portanto, de políticas eficientes de redução das queimadas, pois elas “perpetuam a pobreza nas regiões onde ocorrem ao promoverem alterações importantes na produtividade agrícola local, principalmente para os pequenos produtores”.
Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.