A coluna Poder e Contrapoder de hoje (17) foi em clima de despedida. Devido a um acúmulo de compromissos acadêmicos, o cientista político André Singer não poderá continuar com a coluna, que tratou sobre política e democracia durante quase cinco anos.
Iniciada em 5 de maio de 2016, às vésperas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Singer pontua que, desde esse evento, o Brasil entrou em uma crise política ainda não superada, chamada de “crise da democracia” pelo próprio colunista. Ele retoma o árduo histórico de luta pela democracia brasileira após 20 anos de ditadura militar e um longo período de transição para o sistema democrático. Para ele, a partir do “golpe parlamentar” de 2016, como chama o impeachment de Dilma, a democracia nacional começou a sofrer problemas e está lutando para sobreviver.
Por fim, Singer agradece por toda a audiência durante esse período e pede que os ouvintes se mantenham firmes na defesa da democracia, que é um “valor soberano, sem o qual não temos condição de resolver os graves problemas brasileiros de maneira pacífica”. Ele também faz agradecimentos especiais ao professor Eugênio Bucci, que o convidou para a coluna, e ao jornalista Gustavo Xavier, os quais se estendem a toda a equipe da Rádio USP.
Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.