Demanda por alimentos contribui para crescimento do agronegócio na pandemia

Além disso, segundo Lucílio Alves, o câmbio e o fortalecimento das exportações de grãos tiveram papel fundamental para o crescimento do agronegócio durante a crise sanitária

 18/12/2020 - Publicado há 3 anos

Enquanto alguns setores ainda tentam se recuperar da crise econômica causada pela pandemia, o agronegócio registra crescimento de receita impulsionado pela alta demanda por produtos, principalmente grãos. Segundo especialista, alguns países impuseram restrições sobre importação e exportação, o que fez com que os preços internacionais subissem, ao passo que cresceu a demanda, de modo a impactar positivamente as vendas do Brasil para o exterior. 

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Lucílio Alves, pesquisador da equipe de grãos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, explica que durante a pandemia houve aumento da demanda por alimentos no Brasil e no mundo, especialmente por conta da mudança de rotina, já que as pessoas passaram a comer menos fora de casa. Alguns países impuseram restrições sobre importação e exportação, o que contribuiu para o aumento dos preços internacionais. Ao mesmo tempo, a demanda internacional por produtos corroborou para que países como o Brasil tivessem ganhos de receita em exportação.

“No caso de grãos, é importante lembrar que temos as cotações formadas em contexto internacional. Há uma forte integração entre os países para que a oferta e a demanda prevaleçam na formação dos preços, principalmente no mercado de soja e milho, mas também para trigo e arroz. Isso traz, consequentemente, aumento de preços no varejo, no atacado, nas unidades beneficiadoras e chega aos produtos”, explica o professor sobre o aumento de preços dos grãos.

Conforme Alves, apesar de problemas climáticos no primeiro semestre do ano, principalmente na região Sul do País, que sofreu com secas, o campo teve boa produtividade de maneira geral. O câmbio, a alta demanda e o fortalecimento das exportações de grãos tiveram papel fundamental para o crescimento do agronegócio durante a pandemia. A expectativa agora é que a colheita das safras de verão de 2021 possa contribuir para o ajuste de preços em contexto nacional. “Espera-se que no primeiro trimestre de 2021 nós tenhamos um ajustamento de preços, uma pressão sobre essas cotações e que a população possa sentir menos”, finaliza.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.