A complexidade dentro das discussões sobre “Complexidade”

Encerrada a série de debates sobre “Complexidade”, o desafio agora é fazer uma síntese de tudo o que foi discutido na temporada, uma tarefa nem trivial, nem fácil, como admite José Eli da Veiga

 Publicado: 20/06/2024

Logo da Rádio USP

Encerradas as discussões promovidas pelo Instituto de Estudos Avançados sobre Complexidade, um desafio se impõe logo de cara: fazer uma síntese de tudo o que foi discutido. Trabalho, certamente, não vai faltar, uma vez que foram 12 encontros, cada qual com duas horas de duração. A preocupação de José Eli da Veiga com o que ele considera ser uma exigência do trabalho é, a partir desse balanço que está por vir, propor alguma coisa que mostre em que direção essas discussões científicas e filosóficas sobre a complexidade tendem a caminhar. “Não é nem um pouco algo que possa ser considerado uma tarefa trivial, muito menos fácil”, admite o colunista.

Um esboço, contudo, já começa a assumir contornos, qual seja, a organização de um e-book, “talvez com a ajuda de alguns jovens jornalistas científicos”, que possa dar conta de tudo o que foi discutido. “Para já, o que eu posso anunciar nesta coluna, aos ouvintes interessados, é que a minha visão sobre a questão, a minha síntese – porque eu participei das 12 conversas e fui eu que organizei essas duas temporadas -, estou propondo um texto que tente explicar como foram as pesquisas até agora sobre Complexidade e qual o rumo que eventualmente elas poderão tomar. Esse texto curto, jornalístico, deve estar no jornal Valor Econômico de amanhã (21). Então, como é quase impossível reproduzi-lo aqui, na verdade é impossível, então eu convido os mais interessados a, se não tiverem acesso ao jornal, entrar em contato comigo que eu terei o maior prazer em enviar o texto por PDF ou alguma coisa assim.”


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.