Violência racial pode não ser percebida quando é parte de outros contextos de violência contra a mulher

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Direito (FD) da USP mostra que, de forma geral, a violência racial se faz presente em contextos de violência doméstica e familiar porém é pouco percebida e tratada

Por
 Publicado: 19/07/2024
Novos Cientistas - USP
Novos Cientistas - USP
Violência racial pode não ser percebida quando é parte de outros contextos de violência contra a mulher
/

Na edição desta quinta-feira (19) do podcast Os Novos Cientistas, o tema em questão foi a violência racial sofrida por mulheres negras, e nem sempre percebidas, quando estão num contexto de violência doméstica e familiar. A pesquisa intitulada Insubmissos relatos de mulheres negras: violências raciais em contexto de violência doméstica e familiar e seus desdobramentos judiciais, apresentada na Faculdade de Direito (FD) da USP, é de autoria da advogada Patricia Oliveira de Carvalho, que contou com a orientação da professora Gislene Aparecida dos Santos.

No bate-papo com o jornalista Antonio Carlos Quinto, Patricia deu detalhes de como realizou seu estudo. “Caracterizamos violência racial contra mulheres negras em contexto de violência doméstica e familiar a partir de revisão bibliográfica na literatura especializada. Além disso, a partir da análise de decisões judiciais de primeira instância, caracterizamos como a categoria raça é mobilizada em decisões judiciais no tema de violência doméstica e familiar”, contou a pesquisadora.

Utilizando entrevistas semiestruturadas, Patrícia conversou com defensoras da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e advogadas para analisar como as violências raciais em contexto de violência doméstica e familiar aparecem nas suas narrativas e identificou os encaminhamentos que lhes são conferidos. “De forma geral, percebemos que a violência racial se faz presente em contextos de violência doméstica e familiar porém é pouco percebida e tratada”, pontuou. Além disso, ela também identificou que as violências raciais seguiram majoritariamente adstritas ao encaminhamento como injúria qualificada na esfera penal e, por vezes, aparece na esfera cível caracterizando dano moral e/ou violência moral psicológica.

 

Disponível também na plataforma Spotify

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.