O transtorno borderline é o tema do podcast Minuto Saúde Mental desta semana. Segundo professor João Paulo Machado de Sousa, esse é o transtorno mais comum dentre os vários transtornos de personalidade listados nas classificações diagnósticas atuais da psiquiatria.
Os transtornos de personalidade são padrões de pensamento ou comportamento que diferem de maneira perceptível do jeito que a maioria das pessoas pensa ou se comporta e que perduram ao longo do tempo. No caso do transtorno borderline, especificamente, a pessoa costuma apresentar muitos comportamentos impulsivos e grande instabilidade emocional. “O transtorno de personalidade borderline, diz o professor, pode ser o responsável pelas mudanças súbitas de humor que muita gente confunde com o transtorno bipolar, do qual já falamos aqui no Minuto Saúde Mental.”
A pessoa que sofre de transtorno borderline costuma sentir as emoções, sejam elas positivas ou negativas, de maneira muito intensa. O comportamento impulsivo é um traço importante desse transtorno, a pessoa pode expor-se facilmente a situações de risco, como o uso de álcool e drogas em níveis preocupantes, direção perigosa e agressão contra si ou outras pessoas.
As pessoas que sofrem de transtorno de personalidade borderline tendem a se envolver em romances ou amizades de forma muito intensa e rápida, com frequência apresentando comportamentos controladores ou de ciúme doentio, que acaba por afastar os outros. Embora possa ser difícil, é muito importante tentar fazer com que a pessoa identifique esses comportamentos e possa buscar terapia – principal modalidade de tratamento indicada nesses casos – e o que mais for necessário para melhorar sua qualidade de vida.
Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp
.