Momento Tecnologia #12: O que você fala na consulta médica pode ajudar estudos científicos

Ferramenta desenvolvida por engenheiros biomédicos permite que as etapas de tratamento de um paciente, bem como seu histórico de saúde sejam armazenados digitalmente. Isso além de facilitar a troca de informações dentro de um hospital ainda pode fornecer dados para pesquisas na área médica

25/06/2019 - Publicado há 5 anos
Momento Tecnologia - USP
/

Um prontuário eletrônico é exatamente o que o nome sugere: uma versão digital daquelas anotações que o médico faz enquanto o paciente responde algumas perguntas sobre o seu histórico de saúde.

Apesar de parecer uma tecnologia bastante recente, as primeiras versões desse sistema surgiram por volta dos anos 60 nos Estados Unidos. Desde então, cada vez mais instituições da área da saúde têm buscado fazer uso dessa ferramenta a fim de facilitar o acesso às informações do paciente, além de otimizar a gestão de recursos dos hospitais.

O Instituto do Coração (Incor) é um dos lugares que usufruem de todas essas vantagens. Nele, foi implantado um sistema de prontuários eletrônicos em 2002. E os responsáveis por isso agora sugerem que os dados coletados lá sejam usados para pesquisas na área da saúde, economizando tempo, custos e esforços. Os grupos de pesquisa do Incor estão estudando, por exemplo, o efeito de certos medicamentos à longo prazo.

Nesta edição do Momento Tecnologia, dois professores da USP explicam como esse processo acontece no Instituto do Coração.

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Reportagem e apresentação: Mayumi Yamasaki

Edição de Áudio e Sonorização: Beatriz Juska

Momento Tecnologia
Produção: Felipe Bueno J. Perossi