Curso gratuito da USP ensina programação a jovens do Ensino Médio

Nesta matéria, conversamos com as coordenadoras do Projeto Codifique, iniciativa organizada por estudantes da USP de São Carlos, que ensina princípios da programação para jovens do Ensino Médio

Por
 15/09/2021 - Publicado há 3 anos
Jornal da USP +
Jornal da USP +
Curso gratuito da USP ensina programação a jovens do Ensino Médio
/

Diariamente, muitos de nós nos acostumamos a utilizar redes sociais e diversos aplicativos que nascem a partir de diferentes linguagens de programação. Mas você sabe o que é isso? 

Para ensinar os conceitos por trás da lógica que move parte do nosso mundo, alunos da USP em São Carlos desenvolveram o Projeto Codifique, uma iniciativa gratuita que tem como objetivo ensinar o básico sobre programação para jovens do Ensino Médio. O Projeto nasceu vinculado ao Grupo PET Computação, organizado por estudantes de Ciências da Computação da USP de São Carlos.

Nesta edição do Jornal da USP Mais, conversamos com Ana Laura Chioca Vieira e Gabriela Chaves, coordenadoras do Codifique, que contam pouco mais sobre a origem e a importância do projeto de extensão. De acordo com as estudantes, é papel da universidade pública desenvolver mais iniciativas de extensão e tornar o conhecimento produzido acessível à comunidade externa.

Acompanhe o PET Computação no Instagram e no Facebook.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e roteiro: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição: Guilherme Calaça, com supervisão de Guilherme Fiorentini
Trilha sonora: André Leite 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.