
O podcast Ambiente é o Meio desta semana conversa com a advogada Olívia Ainbinder, especialista em direito ambiental, atuando principalmente nos temas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Membro do projeto Política Por Inteiro, que acompanha a relevância da política nacional, Olívia fala sobre as políticas públicas brasileiras para as mudanças climáticas e seus efeitos.
Para a advogada, a agenda climática e ambiental ainda é muito fragmentada no Brasil, principalmente pela falta de uma frente parlamentar ambientalista mais ampla para tratar de assuntos relacionados ao clima. Este fato, adianta a especialista, faz com que a pauta ambiental dispute espaço na agenda do Congresso Nacional com outras pautas importantes. Assim, afirma Olívia, ainda que existam projetos de lei sobre governança climática, a maioria apenas tangencia a questão climática.
Mas, a advogada lembra da urgência atual e conta que o sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado este ano, indicou que o planeta está muito próximo de “um aquecimento a um nível que não é aceitável pela ciência”, com impactos muito grandes. Por essa razão, defende que “é importante que a gente aja o mais rápido possível”.
Como resposta importante a esses impactos, Olívia cita o Política Por Inteiro, um projeto do Instituto Talanoa para acelerar boas ações para o clima. O projeto atua com análises técnicas e econômicas, planejamento e análise de políticas públicas e desenvolvimento de ações e ferramentas para preparar cidadãos para “um mundo mais quente e de clima mais incerto, o quanto antes”.
Ambiente é o Meio