Ambiente é o Meio #18: Agenda climática fragmentada pode trazer ainda mais impactos para o meio ambiente

Advogada ambiental defende ações urgentes para mitigar mudanças climáticas, principalmente com priorização de agenda pelo Congresso Nacional

 03/11/2021 - Publicado há 2 anos
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #18: Agenda climática fragmentada pode trazer ainda mais impactos para o meio ambiente
/

O podcast Ambiente é o Meio desta semana conversa com a advogada Olívia Ainbinder, especialista em direito ambiental, atuando principalmente nos temas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Membro do projeto Política Por Inteiro, que acompanha a relevância da política nacional, Olívia fala sobre as políticas públicas brasileiras para as mudanças climáticas e seus efeitos. 

Para a advogada, a agenda climática e ambiental ainda é muito fragmentada no Brasil, principalmente pela falta de uma frente parlamentar ambientalista mais ampla para tratar de assuntos relacionados ao clima. Este fato, adianta a especialista, faz com que a pauta ambiental dispute espaço na agenda do Congresso Nacional com outras pautas importantes. Assim, afirma Olívia, ainda que existam projetos de lei sobre governança climática, a maioria apenas tangencia a questão climática. 

Mas, a advogada lembra da urgência atual e conta que o sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado este ano, indicou que o planeta está muito próximo de “um aquecimento a um nível que não é aceitável pela ciência”, com impactos muito grandes. Por essa razão, defende que “é importante que a gente aja o mais rápido possível”. 

Como resposta importante a esses impactos, Olívia cita o Política Por Inteiro, um projeto do Instituto Talanoa para acelerar boas ações para o clima. O projeto atua com análises técnicas e econômicas, planejamento e análise de políticas públicas e desenvolvimento de ações e ferramentas para preparar cidadãos para “um mundo mais quente e de clima mais incerto, o quanto antes”.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.