Ambiente é o Meio #164: Como foi a instalação da primeira Secretaria de Meio Ambiente no litoral paulista

Antes de Ubatuba, existiam apenas três Secretarias em todo o Estado de São Paulo

 Publicado: 26/02/2025 às 13:30
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #164: Como foi a instalação da primeira Secretaria de Meio Ambiente no litoral paulista
/

Neste episódio de Ambiente é o Meio, o professor José Marcelino de Rezende recebe Paulo Sri Pires, engenheiro agrônomo responsável pela instalação da Secretaria do Meio Ambiente em Ubatuba-SP.

Pires fala sobre sua trajetória universitária na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, sobre o exílio na Europa durante os anos de chumbo da ditadura militar, a vida em comunas na Suécia e Dinamarca, o retorno ao Brasil e a instalação da Secretaria de Agricultura – hoje Secretaria de Meio Ambiente – em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo.

Até então, informa o engenheiro, existiam apenas três Secretarias equivalentes em todo o Estado: na capital, no Vale do Ribeira e numa cidade do interior. Com a importância ambiental das cidades costeiras, a conversa com Pires continua no próximo episódio sobre os desastres no Litoral Norte do Estado de São Paulo.

Ouça o episódio completo no player acima.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.