USP Filarmônica abre comemorações dos 60 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Evento, no Theatro Pedro II, terá homenagem aos diretores e vice-diretores da unidade e abre também a temporada da série “Concertos USP”

21/03/2024 - Publicado há 4 meses
Apresentação da USP Filarmônica – Foto: André Estevão

Na terça-feira, 26/3, às 20h, no Theatro Pedro II, têm início as comemorações dos 60 anos de criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. No evento serão homenageados os ex-diretores e vice-diretores da unidade e haverá apresentação da USP Filarmônica, que abrirá sua temporada da série Concertos USP.

O evento é aberto ao público e gratuito, os ingressos para a comunidade USP podem ser retirados (dois por pessoa) no Serviço de Apoio Administrativo, no prédio da Administração da FFCLRP, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até 22/3. Outros 100 ingressos serão distribuídos 1h antes do concerto na bilheteria do Theatro Pedro II,  localizado no Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, na Rua Álvares Cabral, nº 370.

USP Filarmônica

A apresentação da Filarmônica contará com os solistas Karen Stephanie (soprano, egressa da FFCLRP-USP), Marcos Vinícius Miranda dos Santos (violino, professor da FFCLRP-USP), Pedro Diniz (cravo, artista convidado) e André Luís Giovanini Michelleti (violoncelo, professor da FFCLRP-USP), sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

No repertório, duas obras de Antônio Vivaldi: Domine Deus (ária do Glória) e a íntegra da célebre As Quatro Estações. O programa conta ainda com a ária Bist du bei mir, de Gottfried Heinrich Stölzel, com arranjo de Johann Sebastian Bach.

A USP Filarmônica se apresenta também com o mesmo programa na quarta-feira, dia 27 de março, às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos, Rua Sete de Setembro, 1.735, no Centro de São Carlos, por ocasião da efeméride dos 30 anos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Por conta da lotação do teatro, os ingressos são distribuídos 1h antes do concerto, na bilheteria.

A série mensal de Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da FFCLRP-USP, em conjunto com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária da USP de São Carlos e do IFSC-USP, bem como em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II e com a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio do Teatro Municipal daquela cidade.

Programa sem intervalo
1) Antonio Vivaldi
Domine Deus – ária

2) Gottfried Heinrich Stölzel