A USP e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) assinaram nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, um convênio de cooperação científica e tecnológica entre as duas instituições, renovando uma parceria que já dura 27 anos.
“O relacionamento da USP com as universidades francesas é muito forte. Nos últimos cinco anos, por exemplo, foram mais de 5 mil artigos publicados em conjunto por pesquisadores brasileiros e franceses”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan.
O reitor também lembrou a importância que as Missões Francesas tiveram para o desenvolvimento do ensino superior no Brasil e na criação da USP, em 1934.
“Sabemos hoje o quanto a cooperação científica internacional e os vínculos que unem pesquisadores e estudantes de diferentes países valorizam as descobertas científicas e contribuem de maneira determinante para o progresso da ciência. A epidemia que circula sem se incomodar com fronteiras e o descrédito na ciência que a acompanha por toda parte nos lembram de que, mais do que nunca, é fundamental apoiar a cooperação científica e valorizar a pesquisa que assim se realiza. Neste contexto, o acordo USP-Cofecub torna-se ainda mais precioso”, afirmou o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.
O cônsul-geral aproveitou a oportunidade para anunciar que o reitor foi nomeado, pelo presidente francês Emmanuel Macron, como cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra. A distinção é um reconhecimento pelo seu compromisso em fortalecer a cooperação acadêmica entre Brasil e França. A indicação do nome de Agopyan para receber a condecoração foi feita pela Embaixada da França no Brasil.
Acompanharam a cerimônia o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Valmor Alberto Augusto Tricoli; o diretor de Relações Internacionais da Aucani, Sérgio Muniz Oliva Filho; o cônsul-adjunto Nicolas Laitselart; o chefe do Serviço Cultural, Perrine Warmé-Janville; a adida de Cooperação Universitária e diretora do Campus France, Maud Pelissier; e a adida para Ciência e Tecnologia, Nadège Mézié.
Parceria
Criado em 1994, o Programa USP-Cofecub estabelece a colaboração acadêmica entre a Universidade e o Comitê francês. O objetivo do programa é fomentar e desenvolver a cooperação por meio de intercâmbio de pesquisadores, realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França, troca de informações entre as duas comunidades científicas e formação de jovens pesquisadores.
Pelo lado francês, o programa é financiado pelos Ministérios das Relações Exteriores e de Educação daquele país e coordenado pelo Cofecub. Pelo lado brasileiro, o programa é financiado e coordenado pela USP, e executado pela Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa.