France Corner é o mais novo espaço do Centro Intercultural Internacional

Coordenado pelo Consulado-geral da França em São Paulo, o France Corner será uma referência na divulgação do idioma e da cultura francesa na Cidade Universitária

23/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 01/07/2022 as 14:50
Inauguração France Corner do Centro Intercultural Internacional da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na manhã desta quarta-feira, dia 22 de junho, a USP e o Consulado-geral da França em São Paulo inauguraram o France Corner, um espaço dedicado à divulgação da cultura francesa e informações sobre intercâmbio e pesquisa no país europeu.

“Há quase 90 anos, ilustres pesquisadores franceses vieram para o Brasil com a missão de ajudar a construir a Universidade de São Paulo, contribuindo para a formação intelectual do País. Agora, nossos pesquisadores atuam em parceria, de igual para igual, produzindo conhecimento científico que beneficiará toda a humanidade. Um sinal dessa cooperação está localizado bem no prédio ao nosso lado, no InovaUSP, que abriga a Plataforma Científica Pasteur-USP”, lembrou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, que representou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na cerimônia de inauguração.

O France Corner é o mais novo espaço a integrar o Centro Intercultural Internacional (CII) da USP, um ambiente dedicado à internacionalização, difusão de diferentes culturas, troca de experiências e divulgação de oportunidades no Brasil e no exterior.

[A partir da esquerda] Olivier Giron, Marli Quadros Leite, Sergio Proença e Yves Teyssier d’Orfeuil – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
“A abertura cultural ajuda a formar profissionais ágeis, cidadãos iluminados, seres humanos curiosos. O fato de estudar no exterior aumenta a adaptabilidade e a abertura do espírito. A aquisição de habilidades multiculturais é valorizada no mercado de trabalho, nas empresas e nas instituições. O France Corner é uma janela para a França no coração da primeira Universidade do Brasil”, afirmou o conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Olivier Giron.

+ Mais

Recital na Biblioteca Brasiliana Mindlin celebra os 60 anos da Fapesp

Para o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, “é um prazer inaugurar esse cantinho da França na USP, tendo tantos outros países como vizinhos. Viajar possibilita conhecer diferentes realidades, ampliar nossa mente, enriquecer a alma e ampliar a rede de contatos. Nosso propósito aqui é inspirar os alunos a descobrir a riqueza da cultura francesa”.

“O France Corner será um lugar para o diálogo intercultural, onde o estudante poderá fazer uma consulta a obras francesas, obter informações sobre intercâmbio e pesquisa, comunicar-se no idioma francês e até tirar uma fotografia em frente à Torre Eiffel”, brincou o cônsul.

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, aproveitou para tirar uma foto no France Corner – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A cerimônia de inauguração do France Corner contou com a presença de dirigentes, pesquisadores e representantes de consulados de diversos países.

Centro Intercultural Internacional

O Centro Intercultural Internacional, uma iniciativa da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), é um espaço multicultural para convívio, troca de experiências e formação de parcerias.

+ Mais

Centro Intercultural Internacional inaugura o Israel Corner

USP inaugura Centro Intercultural Internacional com lançamento do Korea Corner

“Um dos objetivos da Aucani é oferecer aos nossos alunos a oportunidade de internacionalização durante sua formação, mas como não é possível enviar todos ao exterior, a ideia é proporcionar um ambiente internacional dentro da Universidade. Com a colaboração de nossos consulados parceiros, o Centro proporcionará cada vez mais atividades como mostras, workshops e cursos”, explicou o presidente da Aucani, Sergio Persival Baroncin Proença.

O CII foi inaugurado no ano passado, com a abertura do Korea Corner, em novembro, e do Israel Corner, em dezembro. Outros países devem inaugurar em breve seus espaços no CII, como Irlanda, Índia e China.

Além do espaço intercultural, o centro também possui um Escritório de Recepção Acadêmica aos Estrangeiros e Instituições Nacionais, que oferece informações sobre procedimentos de intercâmbio, documentação junto à Polícia Federal e recepção às delegações que visitam anualmente a Universidade.

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.