“A USP em 2021 não será igual a 2019″, afirma reitor em reunião com dirigentes

Para reitor, “devemos garantir a qualidade das atividades-fim, mantendo as inovações e usando o aprendizado e a experiência que adquirimos ao longo deste ano”

20/10/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 18/12/2020 as 11:31
A transmissão do encontro foi realizada a partir da Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias – Foto: Marcos Santos/Jornal da USP

Mais de 150 diretores e vice-diretores de Unidades de Ensino, Institutos, Museus e Órgãos participaram, no dia 20 de outubro, de forma virtual, de mais uma edição da Reunião de Dirigentes da USP. Este foi o sexto encontro realizado desde março, quando foram suspensas as atividades presenciais na Universidade em função da pandemia da covid-19.

“A USP em 2021 não será igual a 2019. Devemos garantir a qualidade das atividades-fim, mantendo as inovações e usando o aprendizado e a experiência que adquirimos ao longo deste ano e avançar em relação ao uso das novas tecnologias”, afirmou o reitor Vahan Agopyan. Para ele, a pandemia trouxe lições importantes para a Universidade, que teve oportunidade de “responder à sociedade que somos parte da solução dos problemas sociais”.

O encontro teve como principal objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelas Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária – neste ano e os projetos previstos para 2021. A partir do próximo dia 3 de novembro, o Jornal da USP passará a publicar uma série de matérias sobre esses projetos.

Cerca de 150 dirigentes participaram do encontro, promovido de forma virtual – Foto: Reprodução

O vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, fez uma atualização do Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais, preparado pelo grupo de trabalho que tem atuado na elaboração do planejamento de readequação do ano acadêmico de 2020.

O incremento do documento, que define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, deverá ser divulgado oficialmente nos próximos dias.

A reunião também contou com a apresentação do professor da Faculdade de Medicina (FM), Esper George Kallás, que coordena o grupo de trabalho da USP que está sistematizando as diversas ações e pesquisas desenvolvidas pela Universidade para entender e combater a covid-19 e faz parte do Centro de Contingenciamento do Coronavírus, ligado ao Governo de São Paulo.