Selecionados do Programa de Atração e Retenção de Talentos são recepcionados em cerimônia virtual

Os aprovados foram contratados como docentes da USP, por prazo determinado de um ano, na função de professor colaborador

02/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 15/07/2021 as 19:26
Foram selecionados 99 pós-doutorandos para participar do programa – Foto: Reprodução

Foi realizada, no dia 2 de julho, a cerimônia virtual de boas-vindas e orientações para 99 novos candidatos selecionados para a segunda edição do Programa de Atração e Retenção de Talentos (Part). Trata-se de um projeto inédito da Universidade que tem como objetivo oferecer ao pós-doutorando a oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades no ensino da graduação.

Os aprovados foram contratados como docentes da USP, por prazo determinado de um ano (prorrogável por mais 12 meses), na função de professor colaborador e com jornada de trabalho de oito horas semanais. O salário será de R$ 1.279,15, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 870,00.

Esta segunda edição do programa, que foi lançado em 2019, teve 427 inscritos. Estavam aptos a se candidatar os doutores regularmente inscritos no Programa de Pós-Doutorado da USP e com título obtido há menos de sete anos. A seleção foi feita por um Comitê Gestor, formado por 35 docentes de diversas áreas do conhecimento, e a vigência do contrato terá início em julho de 2021.

+ Mais

Programa de Atração e Retenção de Talentos divulga candidatos selecionados para edição 2021

“Este é um programa ganha-ganha. A USP conta com a participação desses jovens, que trazem uma visão nova para o ensino, e os pós-doutorandos têm a oportunidade de ter uma formação complementar. Em todas as universidades de ponta do mundo, os pós-doutorandos, além de dar aula, assumem tarefas administrativas na universidade de maneira natural. Infelizmente, nossa legislação permite que os pós-docs só deem aula na pós-graduação, mas não na graduação. O Part foi criado para vencer essas barreiras burocráticas. Esta experiência é o início de uma carreira promissora, uma carreira dinâmica, muito pujante”, destacou o reitor Vahan Agopyan.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Canuto; o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, que falou sobre a estrutura da Universidade; o diretor de Recursos Humanos da Universidade, Fernando Mantelatto, que abordou a questão do andamento das contratações; a servidora da Pró-Reitoria de Graduação, Edméia Martins, que forneceu orientações sobre a utilização do sistema Júpiter; a professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Karla Roberta Pereira Sampaio Lima, que fez uma apresentação sobre as ferramentas digitais para o ensino de graduação; a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Carmen Sílvia Fávaro Trindade; e a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Vitória Lopes Badra Bentley.

Além disso, a docente da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Laís Vicari de Figueiredo Pessôa, falou sobre sua experiência como participante do programa.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.