USP cria programa inédito voltado para doutores recém-titulados

Programa de Atração e Retenção de Talentos oferece ao pós-doutorando a oportunidade de desenvolver suas competências no ensino da graduação

06/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 16/05/2021 as 11:23
Os selecionados serão contratados como docentes da USP, na função de professor colaborador – Foto: Denise Casatti/ICMC

A partir do próximo dia 9 de setembro, estão abertas as inscrições para os doutores recém-titulados, de todas as áreas do conhecimento, interessados em participar do Programa de Atração e Retenção de Talentos (Part) da USP. Trata-se de um projeto inédito da Universidade que tem como objetivo oferecer ao pós-doutorando a oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades no ensino da graduação.

Os candidatos selecionados serão contratados como docentes da USP, por prazo determinado de um ano (prorrogável por mais 12 meses), na função de professor colaborador e com contrato de trabalho de oito horas semanais. O salário será de R$ 1.279,15, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 870,00. Serão oferecidas 250 vagas.

“O programa tem como objetivo valorizar os doutores recém-titulados nas atividades voltadas para a sua formação com relação ao aspecto acadêmico, que está relacionada ao ensino de graduação”, afirma o vice-reitor da Universidade e coordenador do programa, Antonio Carlos Hernandes.

Podem se candidatar doutores que estejam regularmente inscritos no Programa de Pós-Doutorado da USP e que tenham obtido o título há menos de sete anos. O interessado deverá apresentar um projeto de pesquisa, avaliado e validado pela Comissão de Pesquisa de sua Unidade, Museu ou Instituto Especializado e que esteja em concordância com o projeto acadêmico institucional ou do Departamento.

Para Hernandes, “esse engajamento sempre foi uma demanda dos pós-doutorandos, para que pudessem ministrar e ser responsáveis por disciplinas de graduação. Esperamos que, por serem pessoas jovens, tenham uma interação com os alunos de maneira que tragam inovações, uma nova linguagem, uma nova maneira de atuar na formação de nossos estudantes de graduação”.

Atualmente, a USP possui cerca de 2.400 pós-doutorandos.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de outubro no sistema corporativo da Universidade. A lista de documentos necessários está disponível no edital do programa.

A seleção será feita pelo Comitê Gestor do programa e divulgada no dia 8 de novembro no site da Pró-Reitoria de Pesquisa. A vigência do contrato terá início no dia 10 de janeiro de 2020.