Com profundo pesar, a Reitoria lamenta o falecimento do sociólogo, filósofo e diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc) em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, ocorrido ontem, dia 29 de outubro.
A cultura brasileira perde um defensor incansável e parceiro importante da Universidade na promoção de projetos, em várias áreas do conhecimento, com o objetivo de promover a discussão de questões pertinentes ao Brasil e ao mundo e fomentar as artes e o pensamento crítico.
Em 2020, Miranda foi agraciado com a medalha Armando de Salles Oliveira, a mais alta honraria da Universidade, criada para homenagear pessoas, entidades e organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP.
“Apesar das diferenças, há entre nós uma convergência fundamental: a aposta na educação como um direito das pessoas e o compromisso com a necessária transformação e aperfeiçoamento da sociedade. É, portanto, natural que essas duas entidades tenham se aproximado tão intensamente ao longo das últimas décadas, guiadas pelo vetor educativo. Refiro-me a aproximações que se deram nas mais diversas áreas, da atividade físico-esportiva ao turismo, das artes à saúde, das ciências humanas à alimentação”, disse Miranda, na cerimônia de concessão da medalha, realizada em março de 2020.
Atualmente, Miranda era membro ativo do Conselho Consultivo do Museu Paulista e do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Museu Paulista.
Neste momento de consternação, a Universidade se solidariza com a família e com os amigos de Miranda e com os colegas do Sesc, ao qual ele dedicou 55 anos de sua vida e deixa enorme e significativo legado.