Professor Jacques Marcovitch é homenageado com título de Professor Emérito da USP

O título é concedido a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade

23/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 10/03/2022 as 16:47
Jacques Marcovitch, além de mais de 50 anos dedicados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, exerceu funções de liderança na Universidade – Foto: Divulgação/Instituto de Estudos Avançados (IEA)

O ex-reitor da USP e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Jacques Marcovitch, foi agraciado com o título de Professor Emérito da Universidade. A concessão da honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário, em sessão realizada no dia 22 de fevereiro.

O título de Professor Emérito é concedido a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade. Desde a fundação da USP, em 1934, foram outorgados 20 títulos a docentes da instituição.

Mais recentemente, em março do ano passado, o Conselho concedeu o título aos professores Antonio Candido de Mello e Souza, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Erney Felício Plessmann de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB); e Walter Colli, do Instituto de Química (IQ).

“Tenho o maior prazer nessa indicação, porque o professor Jacques Marcovitch é uma das pessoas mais capacitadas que encontrei durante a minha vida acadêmica na Universidade. É um orgulho, como reitor da USP, poder atender a este pedido da FEA colocando em pauta este título”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na reunião.

O diretor da FEA, Fábio Frezatti, destacou que “a Universidade nasceu e cresceu em função das pessoas, e pessoas muito especiais ao longo de sua história, que trouxeram contribuições relevantes para a USP nascente, para que ela crescesse e assumisse seu papel na sociedade. Reconhecer e honrar essas pessoas é mais do que uma necessidade, é uma obrigação. São referências que nos trazem inspiração”.

Liderança acadêmica

Jacques Marcovitch, além de mais de 50 anos dedicados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, exerceu funções de liderança na Universidade. Foi diretor da FEA, da qual também é Professor Emérito, e do Instituto de Estudos Avançados (IEA), onde recebeu o título de Professor Honorário. Foi pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária de 1993 a 1997, e reitor da Universidade no período de 1997 a 2001.

Como dirigente principal da USP, entre outros exemplos de boa governança, estabeleceu o Código de Ética da USP e a Reserva de Contingência, que tem garantido a resiliência das finanças da instituição. Em outros espaços de gestão pública, exerceu responsabilidades como secretário de Estado e diretor-presidente de grandes empresas de energia no Estado de São Paulo. Atualmente, é professor sênior do Departamento de Administração da FEA e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Seu trabalho de pesquisador é internacionalmente reconhecido. A bibliografia por ele produzida está focada especialmente em duas linhas de pesquisa: uma delas dedicada às políticas de gestão universitária e, a outra, na direção de Estratégias Empresariais e Sustentabilidade, ambas documentadas em obras que tiveram grande acolhimento no meio acadêmico e fora dele.