“Com esse prêmio, é possível afirmar que o ideal de qualidade tem se mantido”, diz a pró-reitora de graduação
Pelo segundo ano consecutivo, a USP foi a vencedora da 6ª edição do Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante 2010 na categoria “Universidade do Ano” – escola pública, em cerimônia realizada no dia 4 de outubro, segunda-feira, na Sala São Paulo, capital paulista. Na categoria Áreas do Conhecimento, a USP manteve o desempenho do ano passado sendo finalista em sete áreas, de um total de oito avaliadas pelo Guia, e vencedora em três: comunicação e informação, engenharia e produção, e saúde.
Nesta edição do Prêmio, foram distribuídos 18 prêmios. Dois para a categoria melhor universidade, que premiou uma instituição pública e uma privada, e 16 para a categoria melhores áreas do conhecimento, que também premiou uma universidade pública e uma privada nas oito áreas levantadas pelo Guia: Administração e Negócios; Artes e Design; Ciências Exatas e Informática; Ciências Sociais e Humanas; Comunicação e Informação; Engenharia e Produção; Meio Ambiente e Ciências Agrárias; Saúde.
Tricampeã
A USP foi escolhida entre as mais de 1.400 instituições avaliadas pelo Guia do Estudante ao longo do ano. Para conseguir o destaque, a Instituição teve 113 cursos de graduação, dos 239 ministrados na Universidade, avaliados pela redação do Guia. Desses, mais de 110 obtiveram três, quatro ou cinco estrelas – 75 deles com nota máxima.
Durante a entrega do prêmio, a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn, ressaltou que a USP é um patrimônio não só do Estado de São Paulo, mas também do Brasil, e agradeceu à sociedade civil por sua manutenção. “Educação de qualidade e excelência é conquistada por todos os docentes, estudantes e funcionários e a proposta da gestão atual da USP é melhorar ainda mais a qualidade dos nossos cursos de graduação através de uma formação que tenha um forte compromisso ético, responsabilidade social e qualidade profissional”, destacou.
Avaliação
Para chegar à lista das melhores universidades do país e apontar os melhores cursos de graduação, a redação do Guia do Estudante realizou um minucioso trabalho de apuração durante todo o ano. Nesta edição, mais de 10 mil cursos foram avaliados por 3 mil pareceristas – professores e coordenadores de instituições convidados – que emitiram notas aos cursos. A média dos valores é o que define a quantidade de estrelas que cada instituição irá receber.