Faculdade de Odontologia de RP recebe prêmio de melhor Semana de Recepção aos Calouros

Prêmio homenageia a Unidade e o Centro Acadêmico que organizaram a melhor programação para recepcionar os novos alunos.

22/11/2013 - Publicado há 11 anos

A cerimônia de entrega do XV Prêmio Semana de Recepção aos Calouros aconteceu ontem, dia 21 de novembro, no Auditório G do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), e contou com a presença de diversos dirigentes e representantes de Centros Acadêmicos.

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) recebeu o prêmio de melhor Semana de Recepção aos Calouros. O Instituto Oceanográfico (IO) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) receberam as Menções Honrosas.

Além da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), que levou o prêmio de Melhor Semana de Recepção aos Calouros 2013, o Instituto Oceanográfico (IO) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) receberam a Menção Honrosa

“Sabemos da dimensão da Universidade e, por isso, ganhar esse prêmio é muito importante para nós. Nesses 15 anos de Semana de Recepção aos Calouros, essa é a segunda vez que nossa Faculdade é premiada. Trabalhamos com muita serenidade e, há três anos, temos desenvolvido um programa de apadrinhamento dos alunos ingressantes. Acredito que esse tenha sido um diferencial em relação às outras Unidades”, afirmou a professora Maria Cristina Borsato, presidente da Comissão de Recepção aos Calouros da FORP.

Atendendo ao tema desse ano, “No meio do caminho tinha uma pedra. Ajude seu calouro a encontrar os caminhos da USP”, a FORP organizou uma semana repleta de palestras, workshops, atividades de integração, visitas a fábricas e campanhas sociais. “A principal novidade da semana desse ano foi que instituímos também o trote solidário, para arrecadar alimentos e incentivar os calouros a visitarem creches e ensinarem crianças a escovar os dentes”, explicou o presidente do Centro Acadêmico “Carneiro Leão”, Rafael Souza Assis.

Além do diploma do Prêmio, a FORP passa a abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção dos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade. O Centro Acadêmico “Carneiro Leão” recebe um microcomputador e uma impressora, doados pelo Banco Santander.

Concedido anualmente, desde 1999, o prêmio homenageia a Unidade e o Centro Acadêmico que organizaram a melhor programação para recepcionar os novos alunos. De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho Pró-Aluno, responsável por avaliar a programação das diversas semanas organizadas na Universidade, Oswaldo Crivello, “essa é a primeira vez que uma Unidade recebe pela segunda vez o prêmio. Nosso Grupo de Trabalho tem encontrado cada vez mais dificuldade para escolher a semana vencedora. Todos os programas são de altíssima qualidade, demonstrando que a Semana de Recepção aos Calouros é um processo bastante consolidado na Universidade”.

Semana de Recepção aos Calouros

Instituída em 1998, pela Pró-Reitoria de Graduação, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as Unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo (em 2013, foi de 25 de fevereiro a 1º de março), quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

Recordando sua própria experiência como calouro da Escola Politécnica, o pró-reitor adjunto de Graduação, Paul Jean Etienne Jeszensky, lembrou que “é normal o novo aluno se sentir perdido quando entra na Universidade. Esse é um momento importante na vida de um ingressante e, por isso, é importante que a experiência seja marcada por boas memórias e não por incidentes”.

(Foto: Ernani Coimbra)